Para a sua etapa de ensino, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae preparou o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Nele, você vai perceber que empreender é algo muito natural desde o início da sua vida escolar.
Por meio de atividades divertidas e lúdicas, você irá aprender a empreender, a montar um negócio, a trabalhar em equipe, entre tantas outras coisas.

Para participar, combine com os seus colegas uma conversa com o seu professor ou sua professora. Eles poderão ajudar.

Conheça o curso que você pode fazer na sua escola em cada ano do Ensino Fundamental.

1º ano: O mundo das ervas aromáticas

Por meio da personagem Filomena e de sua loja, você irá aprender tanto sobre ervas quanto sobre como montar uma loja, com atividades participativas para toda a turma.

2º ano: Temperos naturais

Quando Leonardo se muda para o campo e conquista a amizade do seu Mário, seu vizinho agricultor, estabelece uma relação mais próxima com a natureza. Você irá refletir sobre a conservação do planeta e entender um pouco mais sobre como empreender no agronegócio, utilizando como base a cultura dos temperos naturais.

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

Neste ano, você e sua turma irão desenvolver uma oficina de brinquedos como oportunidade empreendedora, e irão aprender sobre a importância da diversão na qualidade de vida das pessoas e descobrirão que empreender pode ser muito divertido.

4º ano: Locadora de brinquedos

Você e sua turma irão montar uma locadora de brinquedos, aprendendo sobre as vantagens dessa forma de empreendedorismo em algumas situações, também o valor de identificar as necessidades do cliente e irão vivenciar a importância de um bom trabalho em equipe.

5º ano: Sabores e cores

Todo mundo precisa e adora comer, não é? Ressaltando a importância da qualidade e da higiene dos alimentos, você e sua turma desenvolverão um espaço gastronômico, privilegiando alimentos locais e os sabores da sua região.

6º ano: Ecopapelaria

Neste ano, você vai desenvolver uma atividade empreendedora pra reutilizar papeis que seriam jogados no lixo.

7º ano: Artesanato sustentável

Somando esforços e exercitando a criatividade, você e sua turma irão desenvolver a atividade empreendedora de elaborar produtos artesanais de forma sustentável.

8º ano: Empreendedorismo social

Neste ano, você aprenderá, na prática, que empreender traz benefícios para toda a sociedade, ao desenvolver uma atividade empreendedora social.

9º ano: Novas ideias, grandes negócios

Você e sua turma irão planejar e desenvolver uma atividade empreendedora baseada em uma ideia de vocês e, com isso, aprenderão todos os passos necessários para colocar uma ideia inovadora em prática.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast