Porquê adotamos um Programa de Integridade
Integridade, ética e transparência são fundamentos da gestão do Sebrae no Paraná, presentes em todas as suas iniciativas abrangendo relações com clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade como um todo.
Por essas razões, o Sebrae iniciou em 2015 seu Programa de Integridade Corporativa, o qual reúne um conjunto de medidas desenvolvidas com o objetivo de prevenir, detectar e dar o tratamento devido aos riscos de compliance incidentes em suas operações.

Suporte incondicional das lideranças
Um dos principais fatores-chave para o sucesso de um Programa de Integridade é o suporte incondicional das lideranças da organização, estabelecendo o tom da Alta Administração e dando o exemplo a ser seguido pelas equipes.
Confira no vídeo ao lado a mensagem do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR sobre essas questões.
As ações e escolhas de nossos colaboradores no dia-a-dia, assim como as de nossos fornecedores e parceiros ao executarem suas atividades junto com o Sebrae, fazem toda a diferença para a efetividade do nosso Programa de Integridade.
Por essa razão, o Superintendente do Sebrae/PR tem um recado importante a esses stakeholders sobre o que representa para nossa instituição o conceito de “fazer certo o que é certo”.
Pilares do Programa de Integridade

O Programa de Integridade do Sebrae é alicerçado em 11 pilares que fundamentam seu funcionamento.
Esses pilares estão definidos no Manual do Programa de Integridade Corporativa do Sistema SEBRAE, o qual foi criado especificamente para documentar e orientar a execução de todas as ações requeridas à sua correta operacionalização.
O que esperamos atingir com o Programa de Integridade

A Governança do Programa de Integridade no Sebrae Paraná

As ações do Programa de Integridade Corporativa são conduzidas no Sebrae do Paraná pelo Núcleo de Compliance, o qual está lotado na Unidade de Integridade Corporativa.
As ações de compliance são periodicamente reportadas à Superintendência e ao Comitê de Compliance do Sebrae/PR.
As reuniões de monitoramento e follow-up realizadas pelo Comitê de Compliance ocorrem em meses alternados, seguindo um calendário de trabalho definido anualmente. No mês seguinte ao da reunião do Comitê, esse realiza o reporte de suas atividades ao Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e à Presidência do Conselho.
As ações de compliance também são reportadas pelo próprio Núcleo de Compliance ao Conselho Fiscal do Sebrae/PR, de acordo com o cronograma de acompanhamento definido por esses conselheiros em cada exercício.
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!