Você está pensando em abrir ou melhorar a sua empresa? O Sebrae elaborou um infográfico que vai te ajudar em um dos primeiros passos ao planejar sua empresa. Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em análise SWOT ou matriz SWOT. Trata-se de uma ferramenta visual muito utilizada no planejamento e avaliação dos fatores internos e externos que podem impactar seu negócio.

Por que isso é importante?

Porque qualquer empreendimento ou projeto tem características positivas e negativas. Tem oportunidades e ameaças envolvidas. As vezes somos sonhadores demais e deixamos de olhar para fatores críticos de sucesso ou insucesso. Sabe aquela pergunta: Como eu não percebi isso antes? Pois é, fazendo uma análise SWOT você reduz as chances de isso ocorrer com seu empreendimento.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Como monto uma matriz SWOT?

Gosto de utilizar uma analogia que ouvi do professor Eugênio Mussak. Devemos olhar para a matriz SWOT como uma janela da sua empresa: Existem duas formas de olhar uma janela:

  1.  De fora para dentro:  Quando olhamos de fora para dentro, procuramos por pontos fortes e pontos fracos nossos.
  2.  De dentro para fora: Agora procuramos por oportunidades e ameaças que venham impactar nossa empresa.

Se pensarmos nessa analogia, será muito fácil o exercício de levantar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

Veja no infográfico abaixo como deve ficar à disposição da sua matriz SWOT. Gaste entre 15 e 30 minutos refletindo sobre esses aspectos. Garanto a você que isso fará toda a diferença. Mas lembre-se: esse é apenas o primeiro passo do planejamento estratégico do seu negócio.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast