É inevitável que após a ideia e/ou sonho de empreender surjam dúvidas e a insegurança pode bater à porta. Percebe-se que somos bombardeados de propostas de como sermos o melhor empreendedor e principalmente de como termos êxito. Temos que ter cuidado para não cairmos em nossas próprias armadilhas, como:

  1. Achar que sabemos tudo;
  2. Arriscarmos primeiro para ver o resultado depois;
  3. Que a ideia única;
  4. Que não precisamos de ajuda, entre outros.

Como conhecer seus hábitos e quais deles são saudáveis para a perseguição da ideia? Investigar é a palavra-chave mais utilizada pelos novos empreendedores, acompanhada da palavra oportunidades.  Importante saber como fazer as duas serem aliadas na construção do seu sonho. E, para esgotar todas as etapas da investigação, uma sugestão interessante aqui é desenhar toda a cadeia produtiva do seu novo empreendimento.

Neste pensamento de investigar e aproveitar as oportunidades é importante seguir alguns passos. Aqui seguem algumas sugestões para começar a programar seu SONHO.

Vamos ao primeiro passo, tornar-se um dos players do ramo de negócio em que seu empreendimento se encaixe, assim, conhecendo melhor a atividade e adaptando-se a nova rotina que terá no seu dia-a-dia.

Tendo resultado positivo no primeiro passo, evolua para o segundo passo: tornar-se um distribuidor em uma das empresas iguais ou similares ao seu segmento para conhecer melhor as variáveis existentes, precavendo-se de eventuais intempéries na estruturação desta nova realidade. Caso seja difícil este passo vá direito ao terceiro passo, após é claro esgotar todas as possibilidades deste passo.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

E ainda não satisfeito, o terceiro passo são atividades desempenhas por outras pessoas e que com sua ideia pode ser simplificada, agilizadas e/ou até facilitadas. De maneira a disponibilizar técnicas que outros venham a gostar e consequentemente facilitar suas ações diárias.

Outro ponto, que enumero aqui como quarto passo, olhar para sua comunidade e ver o que pode ser melhorado, seja em produtos ou serviços ofertados, aperfeiçoando o que já existe, utilizando o seu conhecimento a favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ainda há tempo de mudar.

Desenvolver seus hábitos ajuda na realização do seu SONHO, de maneira que é preciso entender o universo (mercado) e atualizar a ideia com as investigações realizadas e as oportunidades encontradas, possibilidades o crescimento de seu ideal. Deixo uma dica: nunca deixe de anotar seus apontamentos, mesmo que em um primeiro olhar aparenta algo “nada haver”. Pode estar nascendo aí uma grande ideia, um grande sonho, um grande empreendimento.

Fonte: Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante de Rogério Cher.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast