Criar uma página no Facebook é com certeza uma boa opção para mostrar sua empresa ao mundo. É fácil e barato, sem falar que a rede tem mais de um bilhão de usuários.

Porém, em se tratando de curtidas, qualidade é melhor que quantidade. O Próprio Facebook promete direcionar seu anuncio apenas para quem realmente interessa.

Hoje, existem sites (ilegais!) que vendem lotes de likes. Estes sites utilizam pessoas que ganham a vida curtindo páginas aos montes, em países como Índia, Filipinas e Nepal. O Facebook proíbe esta prática, mas em troca oferece a venda de anúncios.

Vale a pena anunciar?

Se você conseguir filtrar seu público-alvo, pode valer a pena sim. Eu conheço pessoas que tiveram bons resultados, promovendo sua empresa, aumentando sua visibilidade com uma boa divulgação do seu produto.

Além disso, percebo no meu perfil pessoal, anúncios relacionados com minhas pesquisas recentes no Google, no Mercado Livre e outras lojas online.

Então qual é a dúvida?

Há quem diga que estes anúncios, dependendo do caso são absolutamente inúteis, por conta de um sistema tendencioso que ganha dinheiro, mas não cumpre o que promete.

Dependendo do anuncio, alguns investidores perceberam que as curtidas conquistadas, ou vinham de perfis suspeitos (aqueles que têm uma quantidade de curtidas insanamente alta, nos mais diversos assuntos, das mais diversas marcas. Ex: todas as marcas de carros, todos os times de futebol, produtos que não existem em seu país, e milhares de outras incoerências) ou vinham de países em desenvolvimento do outro lado do mundo. (Opa!!! Não era o ilegal quem fazia isso?)

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

 

Além disso, as curtidas são “vazias”, ou seja, não vêm acompanhadas de comentários nem de compartilhamentos. Nada que comprove uma real promoção da sua página.

O Veritasium (um canal do Youtube bem nerdão que faz vídeos sobre experimentos científicos) fez uma experiência comprando anúncios no Facebook. Tentou promover uma página que assumia ter o pior conteúdo da internet! Quem curtiria uma página dessas?

Os resultados são surpreendentes.

Confira o vídeo (em inglês) e tire as suas conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=oVfHeWTKjag

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast