Segundo a pesquisa GEM (2012), ser dono do próprio negócio é a terceira principal inspiração do Brasileiro, ficando atrás somente do item “Viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”.

Os pequenos negócios representam cerca de 20% do PIB brasileiro ou pouco mais de R$ 1 trilhão.

Conforme entrevista do Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto ao jornal eletrônico Brasil Econômico em 08 de janeiro de 2014, ele diz o seguinte:

“A taxa de mortalidade vem diminuindo nos últimos 10 anos e em julho de 2013 a sobrevivência chegou a 76%. Há dez anos, esse índice era de 50%. A atual taxa mostra uma melhor capacidade das micro e pequenas empresas para superar dificuldades nos primeiros dois anos do negócio. Nesse período inicial, a empresa ainda não é conhecida no mercado, não possui carteira de clientes e, muitas vezes, os empreendedores ainda têm pouca experiência em gestão. É o período mais crítico porque a empresa está se lançando no mercado e muitas vezes o empreendedor não tem experiência na gestão de um negócio. Mas, qualquer taxa de sobrevivência acima de 70% já pode ser considerada positiva. ” Fonte: Brasil Econômico – 08/01/2014.

Ser empreendedor, significa ser motivado pela autorrealização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Exige busca de oportunidades, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento.

Mas, no momento que o candidato a empreendedor toma a decisão de legalizar a sua empresa, não pode esquecer que, a escolha de um bom profissional da contabilidade pode ser a chave do sucesso, concomitantemente com um bom planejamento empresarial.

Os profissionais da contabilidade são capazes de estimular os empresários, com os quais trabalham e de quem obtém uma estreita relação de confiança, os melhores comportamentos empreendedores, pois desenvolvem as suas habilidades gerenciais em favor da gestão adequada da sua empresa.

A contabilidade hoje deve ser usada como ferramenta para a tomada de decisão, pois exerce um papel relevante na gestão empresarial, à medida que fornece subsídios ao administrador. Por meio dela, o empresário é capaz de fazer uma avaliação da situação patrimonial da empresa, prognosticar tendências, planejar atividades.

Para tal, a contabilidade se utiliza de diversas técnicas e instrumentos, tais como: escrituração, demonstrações contábeis, análise e interpretação das demonstrações contábeis, auditoria e perícia. O fator negativo da contabilidade nas empresas surge, quando o profissional a utiliza para atender interesses próprios ou de terceiros de forma fraudulenta, fugindo, assim ao campo da ética que deve prevalecer em toda relação de trabalho.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Por mais que a legislação dispense o MEI – Microempreendedor Individual de manter a sua escrituração contábil, por ser simplificada, o contador tem um papel de extrema importância para o sucesso da sua empresa, pois é no momento que o MEI precisa registrar um funcionário, participar de uma licitação ou mudar de porte por excesso de faturamento que o contador é a assessoria ideal para o empresário.

No momento da contratação de um profissional da contabilidade, pesquise o mercado, busque referências com outros empresários e se for necessário consulte o Conselho Regional de Contabilidade, para saber se o profissional que deseja contratar está com o seu registro ativo e assim evitar possíveis “dores de cabeça”.

Com isto, a contabilidade é de extrema relevância para todos os portes de empresas, desde o MEI até as empresas de grande porte, mas não só com a finalidade fiscal, mas também com a finalidade de gestão empresarial, pois o profissional da contabilidade tem um papel fundamental neste processo junto com o empresário, o de deixar de ser um “guarda livros” para ser um consultor de negócios do empresário.

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast