O setor de serviços apresenta crescente vigor e tem crescido a taxas superiores ao do crescimento do comércio de bens, estando diretamente relacionado a importantes fluxos de investimentos diretos, assim como a atividades ligadas à inovação.

Este segmento é determinante na sustentação do crescimento econômico, preponderante na formação e aumento da renda e principal gerador de empregos.

Seguem alguns modos de exportação de serviços em vigor no Brasil:

MODO 1 – Comércio Transfronteiriço

Exemplo: Serviços de TI

MODO 2 – Consumo no Exterior

Exemplo: Serviços do Trading Turístico (fornecimento de alimentação e bebidas, serviços de hospedagem, entre outros)

MODO 3 – Presença Comercial no Exterior

Exemplo: Serviços de Construção

MODO 4 – Movimentação Temporária de Profissionais

Exemplo: Serviços empresariais e de produção quando o profissional se desloca ao exterior

Como o assunto tem sido fortemente debatido no Brasil, principalmente pela falta de uma política clara para exportação, foi lançado o site do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços (ENAServ 2014). Com o tema “Agenda Propositiva para as Exportações de Serviços”, o encontro é uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O encontro ocorrerá em São Paulo, no dia 29 de maio. No site, os participantes e o público em geral podem encontrar informações sobre a programação do evento e realizar as inscrições, que são gratuitas.

Entre os participantes, estão previstas as presenças de Mauro Borges, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Guilherme Afif, ministro da Pequena Empresa; Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil; José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Abraam Sjazman, presidente da Fecomercio-SP.

A 5ª edição do ENAServ contará com palestras sobre Agenda Propositiva sobre Serviços de Engenharia com foco na Exportação; As Primeiras Estatísticas do Siscoserv; A Internacionalização do Setor de Serviços – Avanços e Aprendizados; Iniciativas para a Alavancagem das Exportações de Serviços. Será também uma oportunidade única para as empresas participarem de despachos executivos com técnicos do MDIC para tratar de assuntos de seu interesse sobre comércio externo de serviços. [www.enaserv.com.br]

Uma grande oportunidade para quem tem interesse, de sanar dúvidas ou quem sabe ficar ainda mais confuso sobre um assunto cujas regras não são claras nem mesmo para o próprio governo.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast