A vida de um empreendedor não é para os fracos. O sonho de liberdade de horário, não ter chefe e ficar rico são contrastados por elevadas taxas de insucesso e uma carga de trabalho incrivelmente difícil.

Você vai passar por muitos momentos altos e baixos, e às vezes, você vai questionar a sua sanidade mental para a escolha de se tornar um empreendedor.

Será que o empreendedorismo é para você? Antes de pedir demissão do seu, aqui estão oito perguntas que você deve se fazer antes de dar o salto para o mundo do empreendedorismo.

1. Por que eu quero ser um empreendedor?

“Daqui 20 anos, você vai se arrepender pelo que não fez, não pelos erros que cometeu. Afaste-se do seu porto seguro. Enfrente o vento. Explore. Sonhe. Descubra” – Mark Twain

Mesmo que seja uma questão simples, muitas pessoas ignoram isso. Se você odeia seu trabalho ou quer ser seu próprio chefe são razões válidas para se tornar um empreendedor, mas pode não ser suficiente para levá-lo através dos desafios inevitáveis ​​que vêm com a vida de um empreendedor.

Ser um empreendedor deve ser uma decisão muito clara para você. Deve ser algo que você quer fazer, não apenas porque todos os seus amigos estão fazendo. Durante os momentos de dificuldade o seu “porque você quer ser um empreendedor” será onde você vai precisar se agarrar para continuar.

2. Eu acredito que eu sou capaz de ser um empreendedor?

“Sempre lembre que você é mais corajoso do que pensa, mais forte do que parece e mais esperto do que acredita” – Christopher Robin

Autoconfiança é muito importante quando se trata de empreendedorismo. Ao contrário de trabalhar como empregado, trilhar o caminho do empreendedorismo não é um caminho claro e não vai ter um chefe para lhe dizer o que fazer.

Se você não acreditar em seu negócio, você será facilmente derrotado quando a primeira onda de problemas te atingir.

3. O que eu já tenho? O que me falta?

Como empreendedor você vai precisar de algumas habilidades, provavelmente você já possua algumas como econômica, gestão de pessoas, com administração de tempo ou até mesmo conexões que você pode usar para seu negócio. Analise as características que você já possui e tente melhorar as características que ainda lhe faltam.

Se você tem uma ideia de negócio e deseja receber orientações para viabilizá-la ou se você tem experiência em trabalhar por conta própria e gostaria de transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável, o Sebrae pode te ajudar!

O projeto Começar Bem oferece um conjunto de soluções no formato de palestra, oficina, curso e outros recursos como cartilha, guia visual, aplicativo e vídeo para concretizar o seu sonho e transformá-lo em um empresário de sucesso!

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

4. Qual é o problema que eu estou resolvendo com meu negócio?

Empreendedorismo de sucesso é descobrir como resolver um grande problema ou satisfazer uma necessidade de um determinado público. É sobre encontrar soluções melhores, mais rápidas e mais baratas das disponíveis.

É também sobre identificar quem vai ser seu público-alvo. Você deve ter uma imagem bem definida de quem vai ser seu cliente ideal e para quem você vai desenvolver seu negócio ou produto.

Devemos ter sempre em mente que diferentes categorias de clientes têm necessidades diferentes, e você não pode efetivamente atender a todas as necessidades de todos ao mesmo tempo.

Empreendedores estão cheios de sonhos e expectativas. Por isso, estão o tempo todo buscando solucionar problemas a partir de ideias criativas e inovadoras que, quando bem desenvolvidas podem se transformar em empreendimentos de sucesso.

Para você, que deseja empreender, conheça o projeto Começar Bem, que está estruturado em quatro etapas: Ideia – Construir – Validar – Negócio.

Clique AQUI e conheça o projeto.

5. Estou disposto a correr riscos?

“Se você não está falhando de vez em quando, é um sinal de que você não está fazendo nada muito inovador. ” – Woody Allen

Ser um empreendedor vai desafiá-lo de muitas maneiras. Você estará entrando em um mundo competitivo em águas desconhecidas.

Você está disposto a sair de sua zona de conforto, e fazer o que os outros têm medo de fazer? Você está disposto a investir o seu dinheiro, tempo e esforço em algo que pode falhar? Você está pronto para ser criticado e até mesmo ser mal interpretado?

Se você disse sim a tudo isso, você está bem preparado para entrar no mundo do empreendedorismo.

6. Você está disposto a mudar?

Esta questão é especialmente importante se você está dando um grande passo em relação ao empreendedorismo. O empreendedorismo e um mundo de incertezas e você deve estar preparado economicamente para isso.

Se você está acostumado a gastar cada centavo de seu salário, você precisa mudar seu estilo de vida e hábitos de consumo. Não há garantia iniciais no mundo do empreendedorismo de que você será capaz de ter qualquer lucro no início de seu negócio.

A menos que você tenha investidores dispostos a investir grandes somas em seu empreendimento empresarial, os primeiros anos serão magros.

Você deve aprender a trabalhar com pouco dinheiro, o Sebrae tem curso vários cursos online que podem te ajudar, clique AQUI para conhecer.

7. O que estou disposto a sacrificar?

Sucesso a longo prazo quase sempre exige sacrificar alguma coisa no curto prazo. Por exemplo, as suas prioridades de tempo terão que de mudar. Se você está acostumado a passar todos os seus fins de semana assistindo TV, passar tempo com sua família e sair com os amigos, você pode ter que deixar de fazer algumas destas coisas no começo de seu negócio.

Isso não significa que você tem que desistir de tudo, você só precisa decidir o que é uma prioridade e que o que não vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos de longo prazo.

Se você está acostumado a tirar férias de um mês a cada ano, você pode cortá-la para uma semana enquanto você está construindo o seu negócio.

8. Como vou saber quando é hora de perseverar ou mudar (pivotar) meu negócio?

A maioria dos empresários tem dificuldade para determinar quando devem continuar a seguir em frente e quando eles devem cortar suas perdas, e mudar (pivotar) seu negócio para algo novo.

Só você pode decidir quando é hora de seguir em frente ou mudar para outra coisa. É importante ter uma estratégia de saída e delimitar tempo e índices de resultado para tentar uma coisa diferente em seu negócio ou produto novo.

As perguntas acima são apenas um guia para ajudá-lo a pensar sobre sua decisão da possibilidade de se tornar um empreendedor. Em última análise, é a sua vida, e você devem ir onde seu coração te levar. Não há nada pior do que viver com pesar e pensando no que poderia ter sido.

Vou deixá-lo com esta citação:

“Um plano razoável executado hoje é melhor que um plano perfeito que sempre fica para a semana que vem” – George Patton

Se você tem uma ideia de negócio e deseja receber orientações para viabilizá-la ou se você tem experiência em trabalhar por conta própria e gostaria de transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável, o Sebrae pode te ajudar! Clique AQUI para conhecer estas soluções.

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast