E chegamos ao fim da nossa jornada de muito aprendizado da Missão Internacional promovida pelo Sebrae Paraná em parceria com a Instituição Americana Baruch College. Antes de me despedir da minha breve passagem por este blog, como vamos embora de NY amanhã, já vou contar hoje mesmo para vocês como foi o nosso último dia.

Logo pela manhã, fomos para a Baruch College e a Professora Elisa Balabram fez um briefing sobre a empresa que seria visitada. Durante este momento, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da empresa que é um exemplo de inovação disruptiva.

A Warby Parker é uma marca americana de óculos de grau e solares que começou pela internet em 2010 e atualmente tem 14 showrooms no país. Com design próprio, fabricação de lentes e armações, tem como canal de distribuição apenas a venda direta ao consumidor. Com isso ela reduz significativamente o preço de venda dos seus óculos. Os modelos de armações da empresa apresentam um estilo com inspiração vintage.
Depois da professora ter apresentado informações sobre a empresa, todos puderam visualizar sua estratégia no modelo Canvas, estudado por todos na última terça-feira.
Após este briefing, os participantes deslocaram-se para a sede da empresa no bairro Soho, onde puderem conhecer os recursos de retaguarda da empresa.

O workshop do nosso quinto dia foi “Avaliação de Negócios e Definição de Metas” com a Prof.ª Allison Lehr Samuels.

Em primeiro lugar a professora da Baruch College explicou o que significa a palavra coragem, que pode ser definida como:

– A capacidade de fazer algo capaz de assustar alguém, bravura;

– Força em face da dor ou do pesar;

Explicando isso, ela incentivou os participantes a fazerem um exercício respondendo as seguintes perguntas:

  1. O que você faria se você não tivesse medo?
  2. Se você não tivesse esse medo, o que faria?

 

Um segundo assunto abordado, foi uma explicação sobre o processo de metas S.M.A.R.T.E.R.

Specific – Específico: quem, o que, onde, quando e quais e porque fazer. (Benefícios de cumprir a meta);

Measurable – Mensurável: quantos ou quanto? (Como vou saber se a meta foi cumprida?);

Action – Ação: Orientado para a ação (Específico);

Realistic – Realista: Eu quero atingir esta meta porquê…;

Time-bound – Prazo limite: Até quando vou atingir a meta?

Após esta abordagem, a professora da Baruch falou que nossas metas deveriam ser sempre analisadas segundo três comportamentos, que são:

  1. Ética
  2. Empolgantes
  3. Agradáveis

 

No último momento, a professora sugeriu a utilização de um quadro de visão, com as seguintes perguntas:

  • Qual a sua visão para sua vida daqui a 5 anos?
  • Quais são os 3 principais recursos/habilidades/experiências que você precisa?
  • Quais as 3 coisas que você pretende fazer nos próximos seis meses para chegar mais perto das suas metas?

Respondendo a isto, ela sugere que todos os riscos sejam identificados e que processos de contingência estejam preparados.

Pensamento do dia: Como se sentir confortável o suficiente para ser corajoso?

Após a realização do workshop os participantes da missão receberam os certificados de participação referente a toda a semana, diretamente das mãos do reitor da Zicklin School Of Business, Fenwick Huss.

Agradeço a todos pela companhia nestes 5 dias intensos e de muita experiência interessante para os pequenos negócios paranaenses! E se você se interessou em participar de uma Missão do Sebrae, entre em contato com um dos nossos escritórios próximos de vocês e já registre seu interesse para 2015.

Participar de uma Missão e ter referências internacionais pode fazer toda a diferença no seu negócio! #ficaadica

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Até mais e mais uma vez obrigado por nos acompanharem!

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast