A inovação é um aspecto fundamental para crescer e melhorar seu negócio, a inovação melhora a eficiência, rentabilidade e, em última análise, a viabilidade do seu negócio. Não há como negar o fato de que vivemos em um tempo de uma economia global muito competitiva onde a criatividade nunca foi tão importante para alcançar o sucesso.

“A inovação é uma mudança que cria valor”. A inovação e tão importante para quem já tem um negócio como para quem quer iniciar um negócio.

Todos os setores da sua empresa podem se beneficiar da inovação se é finanças, recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento, vendas, marketing ou logística. A inovação na sua empresa não tem que ser completamente nova ou revolucionária, pode ser uma pequena, mas periódica mudança inovadora que resulta na melhoria em algum setor de sua empresa.

Sua competitividade empresarial e a sua sobrevivência está diretamente ligada à sua capacidade de inovar, portanto, o seu modelo de negócio deve ser ágil para responder às mudanças do mercado, entrada de um novo concorrente, uma mudança na economia ou uma mudança em alguma regulamentação especifica.

Um dos exemplos de inovação no Brasil é a loja virtual Dafiti com 50 milhões de visitantes mensalmente, que foi classificada como a quinta empresa mais inovadora da América.De 2011 para 2013, a empresa triplicou suas vendas.

Uma das inovações da loja virtual foi um sistema de “provador virtual” pelo qual os clientes podem testar as roupas virtualmente antes de comprar. O cliente cria um avatar com informações relacionadas ao próprio tamanho, medidas, cor de pele, cabelos e até penteados e depois pode escolher as roupas que quer comprar no catálogo da Dafiti e o próprio recurso fornece a dimensão de como as peças ficariam no corpo de cada pessoa. Fazendo com que o cliente interaja com a peça e com a própria marca.

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E seu negócio? Como sua empresa pode chegar à frente no jogo da inovação. Vamos dar 6 dicas para tornar sua empresa mais inovadora:

1. Perturbar o mercado.

A inovação disruptiva é uma inovação que cria um novo mercado e rede de valor, e eventualmente interrompe uma rede de mercado e valor existente, deslocando mercado estabelecido e principais empresas, produtos e alianças.

Usar a tecnologia para levar a modelos de negócios que são inovadoras e disruptivas no seu espaço.

Vamos considerar Uber, a empresa de transporte que usa um aplicativo de celular (tecnologia) para se conectar com consumidores que precisam de motoristas particulares. Fundada em 2009, a empresa teve um crescimento fantástico (que opera em 60 países e ainda está em expansão).

E isso tem gerado uma série de imitadores (outras startups estão tentando imitar o seu modelo de negócio). Uber está transformando claramente a mobilidade urbana e principalmente a atividade de táxi no mundo.

A empresa disruptiva tem uma das duas características: conceber o seu produto ou serviço para atender à demanda de um mercado emergente, ou reformar um produto ou serviço existente para atender a demanda de clientes insatisfeitos com a oferta atual.

2. Criar uma cultura criativa

Sua empresa deve desenvolver uma cultura criativa que incentive e premie os funcionários por suas contribuições inovadoras.

A Infraero tem uma premiação para seus funcionários de até R$ 10 mil para projetos vencedores do concurso “Ideia em Ação” que valoriza e premia as ações inovadoras implantadas por seus empregados e que apresentaram resultado positivo nas atividades da empresa.

3. Buscar feedback dos clientes

Ouça o que seus consumidores têm a dizer sobre seu produto ou serviço.

A empresa Sonae Sierra Brasil criou uma plataforma para interagir  com seu público os consumidores dos shoppings. Na plataforma são propostos temas como: “O que você faria para tornar a experiência de ir ao shopping incrível? ”. Em quatro semanas, foram mais de 10 mil acessos que geraram 216 ideias de como melhorar a experiência de visitantes em shopping centers.

4. Compreender o mercado

Compreender a “trajetória” de desempenho de seu produto ao longo do tempo em cada mercado atende.

Pesquisando o comportamento de compra dos clientes em cada mercado e determinando quais alterações são evidentes no desempenho dos produtos exigidos pelos clientes.

Assim sua empresa vai encontrar oportunidades, percebendo quando o desempenho do produto oferecido estiver em queda. Desenvolvendo rapidamente produtos ou serviços que atendam os novos desempenhos exigidos pelos clientes a um preço mais baixo e oferecem um melhor valor percebido.

Se você tem uma ideia de negócio e deseja receber orientações para viabilizá-la ou se você tem experiência em trabalhar por conta própria e gostaria de transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável, o Sebrae pode te ajudar!

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