Snapchat é uma plataforma totalmente estabelecida, mas ainda não está superlotada.  Uma das regras de ouro do marketing é que as primeiras empresas que entrarem em uma nova plataforma costumam ter os maiores retornos sobre o seu investimento.

Vamos voltar à década de 1990, era normal ter e-mail com taxas de abertura maior que 90 %. Quando o AdWords começou, era fácil obter palavras-chave altamente competitivas por preços baixíssimos. Quando o Facebook deixou os anunciantes publicarem anúncios, o custo por click foi muito menor do que é hoje.

À medida que as plataformas se tornam mais estabelecidas, elas também acabam custando mais. É por isso que os melhores profissionais de marketing costumam aproveitar as novas plataformas antes de todo mundo.

Hoje, Snapchat é uma dessas plataformas em fase inicial, mas já é incrivelmente popular. Na verdade, o Snapchat teve 7 bilhões de vídeos vistos por dia por seus usuários em 2016. Eles agora têm mais de 150 milhões de usuários ativos por dia, o que é mais que o Twitter.

Mas como as empresas podem realmente o usar o Snapchat? Engajamento? Vendas? Qual é o verdadeiro benefício de enviar mensagens pelo Snapchat em vez de usar outras redes sociais?

Pode ser confuso, especialmente para empresas que estão começando a vender pelas redes socais. Mas como vender por estas plataformas de mídia?

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Algo a ter em mente é que um funil de marketing típico é dividido em três fases principais:

  • Consciência. Aprender sobre o seu negócio e o que você tem para oferecer ao público-alvo. Identificação do público-alvo com sua marca.
  • Interesse. Primeira fase, dar o primeiro passo para envolver o cliente, tentando fazer o público alvo curtir a sua página, se tornando um seguidor, compartilhando uma publicação, participando de uma promoção, etc.
  • Avaliação. Perspectiva da fase dois é dar o salto final para o cliente comprar da sua empresa, muitas vezes como resultado de uma chamada de vendas ou uma campanha de engajamento e marketing nas redes sociais.

Snapchat é mais forte durante a segunda fase, quando você está envolvendo seus clientes potenciais e tentando criar interesse. O Snapchat fica tem uma taxa de engajamento 4x maior em comparação com plataformas semelhantes, como Instagram. Através do Snapchat, você pode fornecer conteúdo valioso para seu público para que eles vejam um lado diferente do seu negócio, um que pode não ser tão visível através de outro canal, como bastidores de um desfile, chegada de mercadoria, interior de sua empresa, dia a dia de seus funcionários, fabricação de seu produto, etc.

1. Oferecer códigos promocionais.

As marcas que usaram o Snapchat tiveram sucesso usando códigos promocionais por causa da alta taxa de engajamento desta plataforma de rede social.

A Dominos Pizza usou o Snapchat contando uma história sobre as dificuldades que um entregador de pizza enfrenta para entregar seus pedidos. O vídeo também apresentava um código promocional de desconto que poderia ser utilizado pelos consumidores, o que ajudou a gerar mais vendas. Veja o vídeo abaixo:

2. Lançamento de produtos.

Você também pode usar o Snapchat para lançar novos produtos. Por exemplo, a empresa de maquiagem NARS usou o Snapchat para dar a seus seguidores um vislumbre de sua nova linha de produtos antes de ser lançado.

Para promover a visualização exclusiva do Snapchat, a empresa espalhou a notícia através de sua conta @NARSissist do Witter e Instagram. Somente pessoas que adicionaram NARSissist como amigo no Snapchat antes da meia noite do dia 24 de setembro tiveram acesso ao conteúdo de visualização exclusivo.

O feedback sobre a visualização exclusiva do NARS foi bastante positivo, gerando zumbidos em torno de um novo lançamento de produto. Fazendo com que os consumidores ficassem curiosos e falassem sobre isso.

Um dos benefícios exclusivos do Snapchat é criar vídeos informais de baixo orçamento. Mostrar “nos bastidores”, ajuda a construir uma relação com mais intimidade com seu consumidor gerando um relacionamento mais profundo em longo prazo.

Alavancar as vendas através dos influenciadores.

Comercializar seu produto ou serviço através de influenciadores da internet é um dos canais mais eficazes hoje em dia.

Ao usar influenciadores, você pode capturar um público muito maior, porque o seu conteúdo será visto por seus seguidores e os seguidores do influenciador. É uma das maneiras mais rápidas de construir uma audiência maciça.

Grandes marcas já estão fazendo isso no Snapchat. Audi tem mais de 115.000 seguidores em sua conta Snapchat através da parceria com o programa de TV Pretty Little Liars, onde ofereceu conteúdo exclusivo simultaneamente durante a apresentação do programa de tv, em seu Snapchat. Todas as terças-feiras, os fãs esperavam ansiosamente as exclusivas pistas, comentários, enigmas e acesso que a Audi fornecia em sua conta do Snapchat.

O objetivo da marca automotiva era integrar a marca na cultura pop da televisão, enquanto construía um relacionamento na segunda tela (smartphone) dos consumidores e entregava valor e entretenimento. Esta geração multitelas (de 18 a 34 anos), costuma nos intervalos ignorar as publicidades da tv e olhar o celular.

A Audi conseguiu criar um tipo diferente de segunda experiência de tela durante a exibição do programa alcançando um público mais jovem para sua marca.

Os espectadores foram servidos até conteúdo de bônus em Snapchats que estava vinculado à cena do momento. O conteúdo do bônus só era relevante no contexto da cena que estava sendo exibida na tv, então você tinha que estar vendo o programa em tempo real para obter a experiência completa.

Ao longo da campanha, a Audi ganhou mais de 115.000 seguidores Snapchat, atingindo um total de 125.000. Totalizando mais de 9,8 milhões de visualizações de todos os snaps durante a temporada da série. A campanha também chamou a atenção dos meios de comunicação, gerando mais de 75 histórias e posts, atingindo mais de 97 milhões de impressões.

Outra maneira de usar o marketing influenciador é pedir a um influenciador para usar a conta de sua empresa para postar. Isso basicamente significa que eles usam sua conta Snapchat por um determinado período de tempo, e postam snaps em seu nome. Por exemplo, o rapper Pharrell trabalhou para a Adidas para fazer uma aquisição de um de seus eventos.

O músico Pharrell Williams compartilhar momentos do lançamento, mostrou o primeiro vislumbre de seu tênis novo da Adidas.  A imagem foi salva pelos usuários do Snapchat mais de 4.000 vezes usando a função de captura de tela do aplicativo e depois compartilhada em outras plataformas, incluindo Instagram e Twitter.

Para ter sucesso em vender no Snapchat você deve mostrar personalidade, ser você mesmo e se divertir.

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