Orientação gratuita para microempresas e empreendedores individuais. Abra a porta de seu negócio para o sucesso e participe.

O que é

O Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que você encontra no dia-a-dia da gestão de seu negócio.

Por meio do programa, um Agente de Orientação Empresarial vai realizar visitas na sua empresa e aplicar um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação.Em seguida, vai sugerir soluções para melhoria do seu negócio. É o seu empreendimento recebendo atendimento especializado do Sebrae, com foco em gestão empresarial, de forma presencial, gratuita e continuada.

Esse atendimento individualizado é especialmente dedicado aos empreendedores que não buscam o Sebrae e suas soluções, seja por dificuldade de acesso, falta de informação ou por causa do excessivo compromisso com sua empresa, o que dificulta o deslocamento e o contato. Por isso, por meio do programa, o conhecimento acumulado e oferecido pelo Sebrae chega a um grande número de empresários que, de outra forma, não teriam acesso à solução.

O Negócio a Negócio já atendeu mais de um milhão de empreendedores individuais e microempresas em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e hoje é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial.

Como funcionam as visitas

A presença de um profissional para o atendimento in loco, gratuito e personalizado, é comprovadamente uma estratégia capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do seu negócio. O Agente de Orientação Empresarial, capacitado na metodologia do programa, realiza duas visitas anualmente:

1ª visita

O agente apresenta o Sebrae e informa sobre as vantagens do programa para o desenvolvimento do seu negócio. Depois disso, é realizado um diagnóstico para analisar o grau de gestão da sua empresa.

Você irá responder à um questionário de com 34 perguntas, para ajudar o agente a identificar como a empresa usa técnicas de gestão.

 

2ª visita

Em até duas semanas após o primeiro contato, o agente volta à sua empresa e apresenta o diagnóstico e um plano de trabalho construído com base nas necessidades identificadas que apontam as oportunidades de melhoria da sua empresa.

Você também receberá orientações e dicas. O agente entregará ainda um Caderno de Ferramentas, que irá lhe ajudar a colocar o plano em ação.

O Sebrae poderá retornar através dos anos a sua empresa, podendo assim verificar se houve melhora e apresentar novas ferramentas que poderá auxiliá-lo na gestão.

Como participar

O grande diferencial do Negócio a Negócio é que ele vai até você. Dessa forma, não há necessidade de o empresário ter a iniciativa de buscar o Sebrae ou se deslocar até um ponto de atendimento.

Mas se você é um microempreendedor individual ou dono de um pequeno negócio e se interessou em receber uma visita do programa, ligue para  0800 570 0800 e diga que quer receber uma visita do Negócio a Negócio.

Vale lembrar que mesmo se sua empresa já foi atendida por outros projetos do Sebrae, ela pode participar.



Faça o download da planilha Caderno de Ferramentas

Chamada Pública

O Sebrae/PR está selecionando e habilitando instituições de ensino superior no Paraná para que seus alunos atuem no Programa Negócio a Negócio. É uma atividade remunerada e uma oportunidade incrível para instituições de ensino superior, estudantes e empresários! Acesse abaixo o nosso edital completo e saiba como inscrever a sua instituição.

 

Chamada Pública Negócio a Negócio - 08/2017 Proposta de atuação - Negócio a Negócio